» » Glucosamina: Para que Serve? Conheça os Benefícios!

Glucosamina: Para que Serve? Conheça os Benefícios!

..

A glucosamina serve para formar e reconstruir a cartilagem das articulações, garantindo sua integridade, evitando lesões e dores da artrose. A combinação de glucosamina e condroitina é bastante comum nos suplementos e ajuda a potencializar ainda mais os seus benefícios.

Glucosamina e condroitina são glicosaminoglicanos, uma parte das moléculas que participam da formação e reparação das cartilagens. A condroitina está ainda mais presente na cartilagem do que a glucosamina e encarrega-se de manter a sua resiliência, ou seja, a sua capacidade de voltar ao seu estado anterior após ter sido submetida a alguma ação.

O sulfato de glucosamina e o sulfato de condroitina podem ser encontrados em suplementos como Condroflex ou mesmo serem receitados em fórmulas prescritas.

Benefícios da glucosamina

São mais de 40 milhões de brasileiros que sofrem com problemas de artrite e artrose, seja pela prática constante de exercícios pesados ou simplesmente pelo envelhecimento, onde a cartilagem vai se desgastando e os problemas de articulações podem aparecer.

Se a glucosamina faz parte da formação dos tecidos de articulações, já dá para saber que seu maior benefício está na preservação e reparação da cartilagem, tendões e ligamentos. Sendo assim, o uso oral desta substância ajuda em tratamentos de artrites e artroses desde os primeiros sintomas (que acontecem entre a segunda e terceira semana da doença) até seus efeitos após quatro semanas.

Porém, além de ajudar bastante na artrite e artrose, a glucosamina também traz outros diversos benefícios, como:

  • Ajuda na inflamação dos discos vertebrais (dores da coluna);
  • Auxilia na inflamação de articulações em pacientes mais idosos e também nas dores do nervo ciático;
  • Melhora problemas circulatórios e digestivos, dependendo do caso e do diagnóstico;
  • Coopera na falta ou decomposição do líquido sinovial (que está presente nas articulações para permitir movimentos regulares sem que haja desgaste do osso indevidamente);
  • Protege as articulações evitando lesões e danos maiores em tendões, vasos sanguíneos, nervos, tecidos e ligamentos, como tendinite, bursite, etc.

O tratamento com suplementos à base de glucosamina e condroitina pode, teoricamente, elevar a taxa de formação de novo tecido cartilaginoso, embora alguns estudos demonstram que as mudanças nas cartilagens são mínimas. Apesar disso, o tratamento é eficaz em diminuir a dor da osteoartrite ou artrose.

Quem pode tomar glucosamina

Devido aos seus benefícios e características, a glucosamina é indicada para pacientes que tenham artrite e artrose ou começam a desenvolver problemas de dores nas articulações devido à idade ou à prática de exercícios físicos de alto impacto, por exemplo.

Nestes casos, a glucosamina melhora os sintomas de dores, mas não elimina de forma alguma a necessidade de tomar os medicamentos convencionais para estes tratamentos específicos.

Contraindicações

Por ser uma substância extraída de mariscos, quem for alérgico a este tipo de alimento deve tomar cuidado na ingestão de glucosamina. Além disso, diminui a eficácia de remédios para diabetes, sendo necessário acompanhar de perto o uso do suplemento, neste caso.

Os suplementos de glucosamina e condroitina também não são indicados para consumo por crianças e grávidas.

Mesmo que tenha diversos benefícios e seja indicada para problemas específicos, não se deve tomar nenhum tipo de suplemento sem a indicação de um médico, então agende uma consulta aos primeiros sintomas de dores nas articulações e peça orientação a um profissional.

Efeitos colaterais

Apesar de ser natural, o suplemento de glucosamina pode provocar alguns efeitos colaterais, tais como enjoo, diarreia ou prisão de ventre, azia e aumento dos gases intestinais.

Como tomar glucosamina

A glucosamina é extraída de caranguejos, lagostas, cascas de camarão e outros crustáceos. Em alimentos naturais não há como consumir essa substância, mas ela já existe naturalmente em nosso organismo.

A única maneira de consumi-la é através de suplementos à base de glucosamina. Alguns exemplos são Osteo Bi-Flex e Condroflex, que possuem glucosamina e condroitina.

A posologia correta deve respeitar as indicações do rótulo e também as orientações de seu médico.

Vale ressaltar que, mesmo que haja suplementos para ajudar em problemas nas articulações, alguns cuidados básicos ajudam a ter articulações mais saudáveis. Entre eles estão:

  • Uma alimentação adequada com fontes de antioxidantes que ajudam a proteger estas partes do corpo;
  • Postura correta ao caminhar e também quando está trabalhando muito tempo sentado;
  • Peso regular;
  • Prática de exercícios físicos de baixo impacto (caminhada, natação, ciclismo) e alongamentos.

Porém, se mesmo depois de tomar estas precauções ainda precisar de uma ajuda extra, poderá contar com a glucosamina, que cuidará se suas articulações e problemas de artrite e artrose.

Preços dos suplementos de Glucosamina e Condroitina

Existem diversos suplementos já formulados no mercado, de diversas marcas e com quantidade variável de cápsulas por frascos. Os preços vão de R$ 42,00 até R$ 100,00 no Brasil.

Atualizado em: 18/01/2019 na categoria: Suplemento Alimentar



..