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Vitamina B12 – Para que Serve? Saiba em Quais Alimentos Encontrar!

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A vitamina B12 serve para manter a produção saudável dos glóbulos vermelhos do sangue e a saúde do sistema nervoso. Sua falta pode causar fadiga, falhas de memória e dores nos nervos. Vários alimentos são ricos em vitamina B12, como carnes, peixes, leite e derivados, além da soja e cereais matinais. A vitamina também pode ser encontrada em forma injetável para tratar neuropatias e o excesso dela no organismo pode ser prejudicial. Confira tudo sobre!

Para que serve a vitamina B12?

A vitamina B12 é fundamental para o metabolismo, para a formação de células vermelhas do sangue e para manter as funções do sistema nervoso, servindo para prevenir até mesmo o encolhimento do cérebro em idosos e os danos ao DNA.

Alguns benefícios da vitamina B12 são:

  • Aumento de energia;
  • Ameniza a irritabilidade e previne a depressão, já que mantém os neurônios saudáveis;
  • Previne a anemia megaloblástica, caracterizada por hemácias em tamanho anormal;
  • Previne danos ao DNA e suas consequências, como alguns tipos de câncer;
  • Mantém o sistema nervoso saudável;
  • Ajuda na síntese muscular.

As pessoas que ingerem bebida alcoólica constantemente têm menos índices dessa vitamina no corpo, pois o álcool impede a absorção do nutriente.

Na musculação, as pessoas ingerem a vitamina B12 em forma de suplemento buscando benefícios que vão ajudar na síntese muscular e na obtenção de energia para os exercícios e uma recuperação muscular mais eficiente.

O que a falta de vitamina B12 pode causar?

A falta de vitamina B12 pode causar falhas de memória e problemas para se concentrar e manter a atenção, falta de energia e cansaço, inclusive tonturas ao realizar esforços e ao se levantar, formigamento nos membros inferiores e dificuldade para andar.

Também podem surgir, na falta da vitamina, delírios e alucinações, icterícia, inchaço e inflamação na língua.

O consumo de álcool, tabaco e certos medicamentos, como neomicina, colchicina, ácido aminossalicílico e metformina podem contribuir para a deficiência da B12, pois causam a mal absorção desta vitamina. Além disso, a absorção piora naturalmente com a idade.

Em caso de anemia devido à falta da vitamina B12 no organismo, é recomendável o uso de suplementos prescritos por um médico, pois a dose necessária para corrigir essa deficiência não é atingida pela dieta. Injeções também são usadas por atravessarem as barreiras de absorção.

Mesmo que a deficiência de vitamina B12 não seja comum em pessoas saudáveis normais, o corpo de um esportista ou que pratica musculação tem necessidades extras devido aos exercícios intensos e mudanças nos hábitos alimentares. Sendo assim, não pode ser comparado com a média das pessoas saudáveis normais.

Alimentos com vitamina B12

Alguns alimentos de origem animal são ricos em vitamina B12 e podem garantir a ingestão suficiente da substância. São eles:

  • Carnes (fígado de boi e frango, coração, porco, aves);
  • Peixes (salmão, arenque, truta, atum), mariscos, ostras e caranguejo;
  • Leite e derivados;
  • Ovos.

Além disso, alimentos de origem vegetal também podem ser fontes de vitamina B12, como levedo de cerveja e algas marinhas.

Existem opções de alimentos artificialmente enriquecidos, especialmente indicados para pessoas vegetarianas ou veganas, que possuem, naturalmente, menos concentração da vitamina B12 no organismo, como:

  • Leite de soja e outros alimentos à base de soja;
  • Cereais matinais;
  • Achocolatado em pó;
  • Creme de amendoim.

Os vários suplementos vitamínicos são de origem bacteriana.

Entre 10 a 30% das pessoas mais velhas podem ser incapazes de absorver naturalmente a vitamina B12. Sendo assim, é aconselhável para maiores de 50 anos o consumo de alimentos fortificados com vitamina B12 ou de um suplemento vitamínicos contendo a vitamina, mas sempre orientado pelo médico ou nutricionista.

Quando é preciso tomar vitamina B12 injetável?

A prescrição da vitamina B12 em forma injetável é feita para tratar neuropatias sensoriais, como dor e inflamação nos nervos, principalmente nas pernas. A bula do medicamento traz apenas essa indicação, embora o médico possa indicar o uso em outras situações.

O que o excesso de vitamina B12 pode causar?

É claro que tudo em excesso faz mal e não é diferente em relação aos níveis de vitamina B12 no organismo. Embora não seja comum, quando a vitamina B12 está alta, pode haver alterações no baço e nos linfócitos (um tipo de célula de defesa do organismo).

Atualizado em: 09/01/2019 na categoria: Alimentação, Suplemento Alimentar



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