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Para que Serve Creatina?

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A creatina é um suplemento alimentar que serve para aumentar a energia e promover o ganho de massa muscular. Dentre seus benefícios, a creatina também permite uma rápida recuperação muscular após o treino.

A creatina é um ácido orgânico nitrogenado encontrado em nossos músculos e cérebro, produzida de forma natural em nosso corpo à razão de apenas um grama por dia. Ela é responsável direta por fornecer a energia necessária para todas as fibras musculares do nosso corpo.

Benefícios da creatina

Descoberta e sintetizada em laboratório ainda no século 19, a creatina é empregada atualmente como suplemento alimentar para praticantes de esportes de alta performance, pois potencializa a realização de esforço repetitivo permitindo uma rápida recuperação.

Ela também se mostrou útil na redução da perda muscular resultante do processo de envelhecimento.

Qual o preço da creatina?

Devido a grande variedade de marcas, quantidade e apresentação (pó ou cápsulas), os preços da creatina variam bastante, mas costuma ter valores bem acessíveis, podendo ser encontrada em sites e lojas especializadas a partir de módicos R$10. Produtos de marcas famosas, vendidos em embalagens com maior quantidade de suplemento podem chegar a até R$200.

Marcas conhecidas como a Max Titanium, a Probiótica e a Integralmedica comercializam creatina em preços que variam desde R$20 até um pouco mais de R$50. Por outro lado, marcas importadas como Optimum e Universal são vendidas com preços um pouco mais altos, que se iniciam em torno de R$50.

Saiba mais: Como tomar creatina? Antes ou depois do treino?

Creatina engorda? Quais efeitos colaterais provoca?

Como deve ser consumida em pequenas doses e por possuir baixo valor calórico, a creatina não engorda no sentido de não provocar nenhuma alteração na quantidade de gordura corporal.

Ao consumir creatina associada a prática de exercícios físicos será possível notar um aumento no peso corporal, mas na realidade a pessoa não estará engordando, e sim tendo um ganho no volume de sua massa muscular, que é o resultado esperado ao consumir este suplemento.

Sabemos que a creatina é um suplemento muito seguro quando usada de forma correta, com pequenas dosagens, e previamente indicada por um médico ou nutricionista. Seus efeitos colaterais são poucos e raros, mas sabemos que quando usada de forma excessiva pode causar efeitos colaterais menos graves, tais como:

  • Náuseas
  • Diarreia
  • Dor no estômago
  • Desidratação
  • Retenção de líquido
  • Febre
  • Tontura
  • Intolerância ao calor
  • Ganho de peso

Poucos estudos falam sobre os efeitos colaterais da creatina, mas há indícios de que ela pode afetar as funções hepáticas e renais. Outros relatos indicam que a creatina pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, podendo também interagir com medicamentos utilizados para controlar os níveis de glicose sanguínea, por esse motivo diabéticos devem evitar o uso desse suplemento.

Atualizado em: 16/03/2019 na categoria: Suplemento Alimentar



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