» » Como Tomar Creatina: Antes ou Depois do Treino?

Como Tomar Creatina: Antes ou Depois do Treino?

..

A creatina pode ser consumida em forma de pó ou cápsulas. Deve-se tomar a creatina durante 90 dias com pausa de 1 mês para que o corpo não pare de produzir essa substância de forma natural. A dosagem pode variar de acordo com o estado de saúde de cada indivíduo. Normalmente é indicado o uso de 3 a 5 gramas diárias. É importante sempre procurar a orientação de um médico ou nutricionista para saber qual a sua dose ideal.

Devo tomar creatina antes ou depois do treino?

Existem três opções de horário para se tomar a creatina: no pré-treino, no pós-treino ou consumi-la a qualquer horário do dia.

Antes do treino:

Se você busca uma maior dinâmica e resistência ao treinar, consumir o suplemento antes do treino vai encaixar melhor para você. O uso do suplemento aciona as moléculas de adenosina trifosfato, mais conhecida como ATP, o que vai gerar um aumento na produção de energia no corpo, melhorando o seu desempenho.

Depois do treino:

Consumir creatina no pós-treino se tornou a opção preferida entre os praticantes de musculação que buscam o aumento de massa muscular. Após o esforço físico no treino, ocorre no corpo picos de insulina que vão aumentar a absorção da creatina e de outros nutrientes.

Sabendo que a creatina é composta por aminoácidos que necessitam de glicose para entrar na células, o uso da creatina combinada com consumo de carboidratos aumentam a sua absorção.

Mas afinal, qual o melhor momento para consumir a creatina?

Apesar do grande consumo de creatina entre atletas, os estudos não são muito conclusivos com relação ao tema, mas a suplementação com creatina parece ser mais vantajosa quando feita no pós-treino. Isso porque:

  1. O seu corpo no pós-treino está passando por um período de pico de insulina, o que vai fazer o seu corpo absorver mais nutrientes importantes para a reconstrução muscular;
  2. O consumo de creatina associada ao carboidrato facilita a entrada da suplementação nas células, aumentando a eficácia;
  3. Reposição da reserva de creatina fosfato.

Atualizado em: 15/03/2019 na categoria: Suplemento Alimentar



..