» » DHEA O Que É, Para que Serve e Como Tomar

DHEA O Que É, Para que Serve e Como Tomar

..

DHEA é o hormônio desidroepiadrosterona produzido naturalmente pelo organismo, vendido em forma de suplemento natural com 25 mg, 50 mg e outras formulações. A DHEA serve para tratar desequilíbrios hormonais e também é utilizado para combater o envelhecimento, aumentar a massa muscular, o desejo sexual e a vitalidade, dentre outros benefícios.

O preço de DHEA em suplementos varia de R$ 30 a R$ 170, a depender da formulação e marca. Natrol DHEA e 7 Keto DHEA são dois de seus nomes comerciais.

O que é o DHEA? Para que serve?

A DHEA (desidroepiadrosterona) é um hormônio esteroide produzido pelas glândulas adrenais, pelos testículos, ovários, gordura, cérebro e pele. Ela é responsável por originar o estrogênio e a testosterona – hormônios sexuais feminino e masculino, e por isso também é chamado de hormônio-mãe. A DHEA circula pelo organismo em forma de solução aquosa e pode ser medido através de exame de saliva.

O suplemento de DHEA é geralmente destinado ao tratamento de desequilíbrios hormonais, mas depois que os seus “supostos” benefícios foram anunciados, ele começou a ser utilizado para uma série de outras finalidades.

Natrol DHEA e 7 Keto DHEA são dois nomes comerciais de suplementos à base de DHEA.

Quais são os benefícios do DHEA?

A DHEA está ligada diretamente com a juventude, já que o seu pico de produção no organismo acontece por volta dos 20 anos de idade e vai decaindo no decorrer da vida. É por isso que a suplementação de DHEA combate os sintomas do envelhecimento, inclusive na pele.

Os benefícios de DHEA incluem também:

  • Diminuição do cortisol, o hormônio do estresse;
  • Fortalecimento do sistema imunológico em relação a doenças variadas, como câncer, diabetes, doenças cardíacas, colesterol alto, problemas de memória, obesidade, osteoporose, Mal de Alzheimer, entre outras;
  • Aumento da libido;
  • Aumento da densidade óssea em pacientes com osteoporose após 6 meses de tratamento;
  • Diminuição da depressão e ansiedade em pacientes com esquizofrenia, além do aumento do bem-estar, energia e melhora do humor em quem sofre do transtorno;
  • Melhora da disfunção erétil em homens com diabetes ou doenças que afetam os nervos após 6 meses de tratamento.

É válido ressaltar que nem todos os benefícios de DHEA são comprovados cientificamente e ele só deve ser utilizado quando prescrito pelo médico.

Quais são os efeitos colaterais do DHEA?

Por se tratar de um hormônio esteroide, os efeitos colaterais do DHEA incluem:

  • Acne (espinhas) e pele oleosa;
  • Fadiga e dificuldade para dormir;
  • Dor no abdômen;
  • Queda de cabelo;
  • Congestão nasal;
  • Colesterol alto;
  • Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados ou irregulares) e palpitações;
  • Alterações no ciclo menstrual, crescimento de pelos no rosto e engrossamento da voz em mulheres;
  • Crescimento das mamas, maior sensibilidade na região e agressividade em homens.

DHEA engorda?

O único efeito colateral de DHEA ligado ao ganho de gordura é o aumento do colesterol, que nem sempre está ligado ao ganho de peso. Portanto não é possível afirmar se DHEA engorda ou não.

Como tomar DHEA?

As doses de DHEA devem ser prescritas pelo médico. O suplemento não deve ser tomado por livre escolha, sem orientação médica. Por se tratar de um hormônio, ele pode causar diversos efeitos colaterais nocivos à saúde quando tomado sem necessidade e por conta própria. As doses de 7 Keto DHEA recomendadas são de 200 a 400 mg por dia divididos em 2 tomadas.

Onde comprar DHEA? Quais são as marcas confiáveis?

Você pode comprar a DHEA em lojas de suplementos alimentares, sejam elas físicas ou virtuais. Há diversas marcas confiáveis no mercado, como Thompson, 21 ST Century, MRM e AST Sports Science.

Atualizado em: 26/02/2018 na categoria: Suplemento Alimentar



..